No momento em que o Brasil passa do marco de 300.000 mortes por covid-19, a Agência Farpa lança um curta metragem documental sobre os efeitos da pandemia no sistema prisional.

Por Erick Dau, Francisco Proner e Thiago Dezan




"Aqui se respira Lucha. - Do golpe à democracia na Bolívia"
-
Por
Erick Dau Francisco Proner, Thiago Dezan.



"Dói muito para um nativo ver o que está acontecendo com a natureza. Eu fico doente. Os pássaros não cantam mais. Não ouço mais o canto do aracuã. Até a onça que me assustava está sofrendo. Isso me dói. Agora só tem silêncio vazio. Sinto que a nossa liberdade se foi, que foi tirada de nós junto com a natureza que nós sempre protegemos.”

Maria Magdalena Arréllaga para o New York Times.




Entre 2018 e 2019, visitamos 18 presídios em
sete países da América Latina, acompanhando a
Comissão Interamericana de Direitos Humanos.

Por Erick Dau, Francisco Proner e Thiago Dezan.

"Ser um bate-bolas atualmente representa mais do que uma simples diversão carnavalesca. Trata-se de pertencer a um grupo e de obter o poder de participar ativamente da definição dos aspectos significativos para esse grupo. Presenciando a saída de uma turma de bate-bolas e conhecendo os bastidores da elaboração da sua brincadeira, constata-se que eles encontram na coletividade os recursos para se estabelecerem no cenário carnavalesco carioca da atualidade.”
Por Valda Nogueira, Tuane Fernandes e Francisco Proner.

"A colheita de flores sempre-vivas é a principal fonte de renda para diversas comunidades rurais que vivem na Serra do Espinhaço em Minas Gerais.
A região abriga cerca de 90 espécies dessas delicadas flores,
que têm esse nome porque, mesmo depois de colhidas, mantêm sua
forma e cor durante anos.
Buscando preservar sua identidade, os apanhadores de flores lutam por reconhecimento cultural e econômico, afim de garantir o direito de uso ancestral de seu território e dos recursos naturais
dos quais dependem para sobreviver."


Por Valda Nogueira




O povo Wayuu convive há muitos anos com um déficit crônico de água na região, o que é, entre outras causas, responsável pelos mais altos índices de desnutrição global e de todas as regiões da Colombia.

Por Erick Dau e Thiago Dezan

"Sou um adicto, condenado ao meu processo.
As fotos são o meio, não o fim..."

Por Thiago Dezan.



“Nas vísceras da desigualdade brasileira, na
dificuldade de lembrarmos da nossa historia,
das nossas origens, gesta o sentimento de
aquilo que não deve ser nomeado.”

Por Francisco Proner.




“Eu cavo trincheiras sem usar pá. “

Por Erick Dau.


”De 2012 a 2019, Valda documentou comunidades
tradicionais em diversos estados brasileiros,
acompanhando suas variadas experiências de
autonomia e afirmação do modo de vida camponês."

Por Valda Nogueira.

Em São Gabriel da Cachoeira, cidade mais indígena do Brasil, localizada no extremo noroeste da Amazônia o combate à pandemia do Corona Vírus obrigou a comunidade de 23 povos indígenas a voltar à medicina tradicional. Banhos, ervas, benzimentos, chás e também o contato espiritual com a natureza ajudaram no processo de cura destes povos.

Em uma região onde quase todas as comunidades foram infectadas, a volta aos costumes curandeiros levou ao resultado inusitado de poucas mortes.
Tal resultado coloca em dúvida a forma com que o estado brasileiro e a medicina ocidental lidou com a pandemia.

Por Christian Braga




“Nas paredes, o Gavião imenso sustenta a corrente que jamais será quebrada. O olhar tá fixo, as mãos pro alto e o grito sufocado se torna um só."

Por Tuane Fernandes.

"Porto é uma história sobre natureza, espiritualidade e pertença - um lugar onde morte, vida e magia se cruzam e se deslocam através dos tempos e das marés."
2012 - 2019


Por Valda Nogueira

“O chamado "Acordo do Século", assinado unilateralmente por Trump e o primeiro-ministro israelense Benjamin Netanyahu, entrou em vigor no segundo semestre. O "plano de paz" para o Oriente Médio marcou o ano de 2020 trazendo de volta o conflito étnico-territorial que já dura 72 anos. A negligência da comunidade internacional com a escalada da repressão simboliza como o longo conflito já foi esquecido pelas principais organizações supranacionais."

Por Francisco Proner

“Por sermos da cor da terra não valemos nada. Não temos direito a saúde nem a uma boa educação.Somos apenas uma barreira aos capitalistas e aos maus governos. O sonho do povo Zapatista é que tenhamos um governo que mande obedecendo. Não queremos nenhum amo, nenhum patrão.
Queremos liberdade, nossa liberdade, a liberdade.”

Por Thiago Dezan.


‘Caminhando para a morte
Estou sempre caminhando para lugar nenhum onde preciso estar, E muito pouca gente se importa se eu chego lá.
Minha presença os deixa desconfortáveis.
E eles evitam olhar para mim,
Como fariam com alguém com quem falharam, Ou um cadaver feio.
Eu já fui filho de alguém, cheio de vida.
Hoje eu sou um sem-teto. Um homem morto andando.'

Por Thiago Dezan.



”Este ensaio é resultado de coberturas relacionadas a violações de direitos humanos realizadas entre 2017 e 2020 no Rio de Janeiro“

Fotos por
Francisco Proner
Texto por
Edu Carvalho.

“Embora hoje as populações indígenas tenham seus direitos assegurados pela constituição brasileira, na prática, vivem sob ameaça em seus territórios, diante da degradação do meio ambiente através do garimpo, desmatamento, queimadas ilegais e do avanço de grandes corporações nesses territórios.
Diante disso, se uniram para lutar e a todo custo, resistir."

Por Christian Braga.

“Os bastidores da redação do The Intercept Brasil quando montavam e divulgavam uma série de reportagens que sacudiram a politica brasileira. Mensagens secretas recebidas através de um hacker expunham conversas trocadas de procuradores, ministros e diversos políticos brasileiros, além de integrantes da força-tarefa da Operação Lava Jato. "

Por Christian Braga